quinta-feira, 1 de maio de 2014

Do Cotidiano - II

     A lixeira não era da sua casa, e o cachorro não era seu. O cachorro, aliás, era um cachorro de rua, um vira-latas. Ainda assim, ele se viu na obrigação de fazer alguma coisa. E fez.

     - Saí daí, cachorro! - Disse ele, e em seguida fez aquele barulho estranho que as pessoas sempre fazem quando querem espantar um cachorro. Aquele, que parece um beijo dado no ar, mas que não chega a ser.

     O cachorro, coitado, ainda com os pedaços de sacola plástica na boca, não logrou êxito em seu furto famélico. Correu e deixou para trás o aroma atraente de alguma possível refeição escondida naqueles sacos de lixo.

     O homem, por sua vez, sentia-se grato consigo mesmo. Não haveria lixo nas ruas. Não naquela calçada, pelo menos.

     E quando se preparava para seguir seu caminho para o trabalho, voltou os olhos para a mesma lixeira de onde expulsara o cachorro há instantes.

     Discretamente, aproximou-se. Olhou para ambos os lados, certificando-se de que não havia ninguém observando e, com um um movimento rápido - ao menos para ele, pois levou alguns segundos para executá-lo -, rasgou uma sacola e desenroscou uma tampinha plástica de uma garrafa. Uma daquelas que somam pontos para uma promoção qualquer.

     Olhou para os lados novamente e guardou a tampinha no bolso da jaqueta.

     O cachorro? Não, não. Ele nem lembrava mais dele. Estava ansioso para chegar em casa e digitar o código que lhe dava direito à participação naquela promoção, a da tampinha premiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário